MASTERFLEX – Technische Schläuche & Verbindungen

Entre em contato conosco

Você tem perguntas gerais sobre a organização, nossas localidades ou gostaria de fazer uma consulta específica à Masterduct? Ou está procurando uma pessoa de contato específica para um determinado departamento? Temos algumas sugestões para você escolher.

MASTERFLEX – Technische Schläuche & Verbindungen
MASTERFLEX – Technische Schläuche & Verbindungen

Poliuretano (PU, PUR)

O PUR é o material ideal para mangueiras industriais que precisam transportar meios altamente abrasivos ou problemáticos. A Masterduct processa PUR em mangueiras e conexões inovadoras.

Em foco: Poliuretano - PUR como um material

Informações gerais sobre o PUR

O poliuretano (coloquialmente PU, abreviação DIN PUR) pertence ao grupo dos plásticos ou resinas sintéticas.

É um polímero composto por uma cadeia de unidades orgânicas com ligações de carbamato (uretano). O termo poliuretano é um termo coletivo que representa um grande número de plásticos modernos. Sua característica comum é o grupo uretano e sua incrível flexibilidade: as propriedades técnicas dos poliuretanos podem ser adaptadas de forma ideal ao uso pretendido, variando os materiais iniciais como nenhum outro plástico.

A propósito, Otto Bayer e sua equipe na Bayer AG em Leverkusen desenvolveram o PUR em 1937. A produção industrial de materiais de poliuretano começou em 1940.

 

 

Mood: Apresentação do produto na reunião

O poliuretano é um material com possibilidades versáteis que já se comprovou como um material técnico de construção em quase todas as áreas de aplicação.

Christian Gemsa, Diretor de Vendas para Exportação na Europa - Soluções Industriais

O uso de PUR

O plástico poliuretano é versátil.

O poliuretano pode ser espumado e, portanto, é muito importante no setor de espuma como espuma rígida ou flexível. No setor de construção, a espuma rígida de PU é usada para isolamento, por exemplo, mas também como espuma autossolidificante para preencher permanentemente cavidades, como penetrações de cabos e tubulações. Os poliuretanos espumados também são usados como materiais de enchimento, isolamento ou isolantes na engenharia mecânica e no setor automotivo. A espuma flexível de PU é usada em vez de borracha, cautchu e feltro, por exemplo, em estofados e colchões. As fibras têxteis de PU são geralmente processadas em tecidos finos em combinação com outras fibras. O poliuretano também é a base para tintas à prova de intempéries, revestimentos à prova d'água, compostos de envasamento e adesivos que são usados, por exemplo, no setor automotivo, na construção de móveis e no setor têxtil e de vestuário.

A maioria de nossas mangueiras de sucção e transporte resistentes à abrasão é feita de poliuretano.

 

 

Propriedades do PUR

O poliuretano é o material ideal para mangueiras industriais que precisam transportar meios altamente abrasivos ou problemáticos. As excelentes propriedades das mangueiras de PU incluem

  • Alta resistência ao desgaste e à ruptura,
  • elasticidade,
  • resistência à temperatura,
  • boa resistência ao ozônio e às intempéries, e
  • boa resistência química.

Em comparação com as mangueiras de PVC convencionais, elas são caracterizadas por maior resistência e melhor resistência à temperatura.

Imagem do material: poliuretano granulado Material da Masterduct

Mangueiras feitas de PUR

Nossas mangueiras são feitas de material PUR

A maioria de nossas mangueiras de sucção e distribuição resistentes à abrasão é feita de poliuretano (PUR):

Nossas mangueiras de PU são caracterizadas por sua alta suavidade interna e, portanto, são particularmente otimizadas em termos de fluxo, o que resulta em menor abrasão e maiores taxas de fluxo. Para a sua produção, isso significa: longa vida útil das linhas de transporte, menos tempo de inatividade, alta confiabilidade do processo e custos mais baixos.

As propriedades das mangueiras de poliuretano da Masterduct

Todas as mangueiras Masterduct feitas de poliuretano têm algumas propriedades relacionadas ao material em comum. Isso inclui, por exemplo, a resistência à abrasão significativamente maior em comparação com a borracha ou o PVC macio - medida de acordo com a norma DIN ISO 4649 (determinação da resistência à abrasão).

Muitas mangueiras feitas de PU também têm uma parede transparente. Isso permite que os usuários acompanhem o fluxo de material na mangueira o tempo todo e detectem possíveis falhas em um estágio inicial. Além disso, nossas mangueiras feitas de PU não contêm halogênios nem plastificantes.

Quando são usadas formulações especiais de PU (os chamados compostos especiais), as mangueiras atendem até mesmo aos requisitos rigorosos da FDA (Food and Drug Administration, Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), bem como às regulamentações da UE 10/2011 e 2015/174. Portanto, elas são aprovadas para uso em determinadas áreas da tecnologia médica, bem como nos setores alimentício e farmacêutico.

Também podemos atualizar o material de PU adicionando aditivos e, assim, equipá-lo com propriedades adicionais e personalizadas. Por exemplo, usamos PU com propriedades de material especificamente aprimoradas em nossas mangueiras Flamex. Essas mangueiras de poliuretano retardante de chamas são testadas de acordo com a norma DIN 4102-B1 e atendem aos requisitos de segurança da Associação Alemã da Madeira (BGI 739-2).

Além do PUR, a Masterduct também processa outros materiais

Imagem do material: Granulado de polietileno Material da Masterduct

Polietileno (PE)

Maior resistência química, bem como resistência a álcalis e ácidos: é isso que distingue as mangueiras de PE.

Mais sobre o PE como material

 

 

Imagem do material: Masterduct granulado de PVC

Cloreto de polivinila (PVC)

O PVC é um material barato e versátil, adequado para quase todos os ambientes e para quase todas as aplicações.

Mais informações sobre o PVC como material

 

 

Imagem do material: Vulcanisatos termoplásticos - material Masterduct

Borracha termoplástica vulcanizada (TPV)

O TPV oferece as propriedades de uma borracha vulcanizada com a capacidade de processamento de um termoplástico.

Mais informações sobre o material TPV